W. Junior
Escolhendo o elenco
Definir os atores e atrizes que participarão do filme é um momento delicado e decisivo do processo de realização. Essa responsabilidade é, inevitavelmente, dividida entre o produtor executivo (que vai negociar e estabelecer um contrato com o ator) e o diretor (que vai comanda-lo no filme). Nas novelas de TV, os autores-roteiristas, principalmente os já consagrados, substituem os diretores neste momento. Além dos óbvios fatores artísticos, há muitos outros a considerar nessa escolha:
a) COMPATIBILIDADE DO CACHÊ pretendido com a escala financeira do filme ou do programa de TV. Se o cachê for alto, provavelmente trata-se de um artista conhecido, e é preciso avaliar os impactos de seu nome na futura bilheteria ou na audiência do programa.
Nos Estados Unidos, os grandes estúdios de cinema nem pensam em dar início a um projeto sem a confirmação de um astro e de uma estrela para os papéis principais.
No Brasil, contudo, essa idéia de star-system ainda é precária, e as celebridades pertencem ao mundo da TV, e não dos filmes;
b) DISPONIBILIDADE real do artista dentro do cronograma da produção. O ideal é que o ator esteja inteiramente dedicado ao trabalho, mas isso é raro. Se ele tiver outros compromissos, como peças de teatro, comerciais, outros filmes ou programas de televisão, essas datas de afastamento eventual precisam ser cuidadosamente estudadas e incluídas no contrato. E, se os ensaios são fundamentais para o trabalho de interpretação (o que defenderei veemente mais adiante), então não dá para esquecer o tempo disponível do elenco antes das filmagens;
c) HISTÓRICO PROFISSIONAL do intérprete.
Se aconteceram problemas em outros trabalhos, é bom conhecer a origem desses problemas e evita-los. Alguns atores e atrizes têm fama se serem “difíceis”, de serem “loucos”, ou de simplesmente serem “chatos”. É bom checar cuidadosamente esses adjetivos, que às vezes são resultado de relações tumultuadas numa determinada equipe, e não da personalidade ou do caráter do artista. É saudável conversar com mais de um diretor e produtor antes de “carimbar” o ator e afasta-lo das cogitações. Produtores de elenco têm suas predileções e suas brigas antigas; apesar de suas indicações serem importantes, também podem estar baseadas em preconceitos e briguinhas, e não em fatos reais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário