quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Escolhendo o elenco

W. Junior

Escolhendo o elenco


Definir os atores e atrizes que participarão do filme é um momento delicado e decisivo do processo de realização. Essa responsabilidade é, inevitavelmente, dividida entre o produtor executivo (que vai negociar e estabelecer um contrato com o ator) e o diretor (que vai comanda-lo no filme). Nas novelas de TV, os autores-roteiristas, principalmente os já consagrados, substituem os diretores neste momento. Além dos óbvios fatores artísticos, há muitos outros a considerar nessa escolha:

a) COMPATIBILIDADE DO CACHÊ pretendido com a escala financeira do filme ou do programa de TV. Se o cachê for alto, provavelmente trata-se de um artista conhecido, e é preciso avaliar os impactos de seu nome na futura bilheteria ou na audiência do programa.
Nos Estados Unidos, os grandes estúdios de cinema nem pensam em dar início a um projeto sem a confirmação de um astro e de uma estrela para os papéis principais.
No Brasil, contudo, essa idéia de star-system ainda é precária, e as celebridades pertencem ao mundo da TV, e não dos filmes;

b) DISPONIBILIDADE real do artista dentro do cronograma da produção. O ideal é que o ator esteja inteiramente dedicado ao trabalho, mas isso é raro. Se ele tiver outros compromissos, como peças de teatro, comerciais, outros filmes ou programas de televisão, essas datas de afastamento eventual precisam ser cuidadosamente estudadas e incluídas no contrato. E, se os ensaios são fundamentais para o trabalho de interpretação (o que defenderei veemente mais adiante), então não dá para esquecer o tempo disponível do elenco antes das filmagens;

c) HISTÓRICO PROFISSIONAL do intérprete.
Se aconteceram problemas em outros trabalhos, é bom conhecer a origem desses problemas e evita-los. Alguns atores e atrizes têm fama se serem “difíceis”, de serem “loucos”, ou de simplesmente serem “chatos”. É bom checar cuidadosamente esses adjetivos, que às vezes são resultado de relações tumultuadas numa determinada equipe, e não da personalidade ou do caráter do artista. É saudável conversar com mais de um diretor e produtor antes de “carimbar” o ator e afasta-lo das cogitações. Produtores de elenco têm suas predileções e suas brigas antigas; apesar de suas indicações serem importantes, também podem estar baseadas em preconceitos e briguinhas, e não em fatos reais.

Todos esses fatores do mundo concreto (fora da obra ficcional) devem ser considerados em conjunto com os fatores estéticos (dentro dela). De nada adianta ter uma atriz maravilhosa se ela estiver mais preocupada com a estréia de sua peça do que com o filme, mas também não adianta nada ter uma atriz absolutamente entusiasmada e inteiramente disponível se ela não for talentosa ou tiver um físico (ou um estilo de interpretação) inadequado para o papel.

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